“Carta Aberta”


No dia 14 de agosto de 2010, realizamos o seminário Contagem Cultura em Debate por iniciativa de coletivos artísticos e produtores culturais da cidade de Contagem.
Participaram representantes do Ministério da Cultura, do Legislativo Municipal de Contagem e BH, representantes da Secretaria de Educação e Cultura de Contagem (SEDUC), gestores, produtores, artistas, militantes da cultura e a comunidade em geral.

Foi um dia de intensos trabalhos, onde ficou claro para os presentes a necessidade de democratização da gestão pública de cultura, devido a ausência de políticas que promovam ações que atendam à altura a demanda artístico cultural de Contagem.

Os projetos bem sucedidos pela SEDUC relatados pelo secretário de educação são de caráter pedagógico, aplicados nas escolas da cidade, seu discurso reflete a política secundária em que a gestão da cultura é submetida na cidade, reforçando ainda mais a necessidade criar um órgão gestor específico para a cultura em Contagem desvinculado da secretaria de educação.

É necessário criar políticas públicas de Cultura com projetos específicos para área, como sugere o Plano Nacional de Cultura em discussão pelo Ministério em todo o país, que aponta para além do órgão gestor a criação do Fundo Municipal, inclusive para receber recursos federais.

Contagem não pode perder o trem da história. Elegemos uma administração cuja proposta é fazer um governo democrático e popular, por isso pretendemos participar ativamente da construção e implantação das políticas públicas da cultura, que atendam os operadores da cultura e a comunidade de Contagem.

Queremos um debate na cidade sobre o órgão gestor e a criação da lei de incentivo a cultura, com a criação do Fundo Municipal de Cultura. Criação do Conselho Municipal de Cultura, formulação do Plano Municipal de Cultura com ampla participação popular, realizando a II Conferência Municipal de Cultura, criando mecanismos de diálogo entre a administração e o setor, para que não seja uma política pensada por alguns e executada por poucos.

Para dar continuidade a essa luta, desde já convidamos a todos/as à construirmos juntos um novo encontro em setembro, para continuarmos cobrando uma efetiva participação do poder executivo e legislativo municipal. Por isso, participe conosco dessa ampla mobilização da classe artística em defesa de políticas públicas de cultura na cidade. Envolva-se, amplifique.

Atenciosamente,

FPC – FÓRUM POPULAR DE CULTURA


O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s