Bloco Maria Baderna chama para o carnaval de rua de Contagem e BH

O Bloco Maria Baderna tem ensaios às quartas e domingos abertos à toda população. Nos ensaios os participantes são introduzidos e orientados sobre ritmos e letras que conduzem os desfiles do bloco.

badernnnnnnaaaaaa
Por Jessé Duarte

Ensaios

Os ensaios do Bloco Maria Baderna acontecem nas quartas-feiras às 19H00 e nas tarde de domingo, na Praça das Jabuticabas no Centro de Contagem e em outros locais da cidade. A agenda atualizada pode ser acompanha na pagina do bloco no facebook. Clique aqui para curtir.

O bloco é aberto para quem quiser brincar o carnaval e ajudar organizar os desfiles também em Contagem (MG), onde o Maria Baderna é único a sair nos dias oficiais da festa. No ultimo dia o Bloco saí em BH, no Bairro Santa Tereza, onde arrasta multidões desde 2014.

Para tocar no bloco, é necessário levar o instrumento musical nos ensaios e, pede-se que usem mascara nos dias de desfile para ajudar a compor a estética da baderna. Quem não tem instrumentos musicais também pode participar, brincando e cantando; ajudando na manipulação de bonecos, bandeiras, estandartes ou simplesmente curtindo a festa que tem inicio nos ensaios.

Baile de Carnaval

O bloco organiza anualmente o baile de mascaras antes do inicio do carnaval. O evento ajuda a arrecadar fundos para manutenção de bonecos e equipamentos, além de divulgar a agenda oficial para carnaval. A data ainda não está definida e será divulgada na pagina do bloco no facebook.

Sobre o Bloco

O Bloco Maria Baderna fez sucesso nos carnavais de rua de Contagem e BH, com seus bonecos e musicais autorias, além da mistura de ritmos com forte influencia afro-brasileiras. O bloco surgiu em 2013, após artistas de Contagem realizarem a ocupação “Corredor da Baderna Cultural” em frente o conjunto arquitetônico formado pelas casas amarela, azul e rosa no Centro da cidade.  Foi uma resposta aos ataques do poder público local que chamou artistas que protestavam contra o descaso cultural de “baderneiros”. É neste momento que nasce o boneco articulável da bailarina Maria Baderna e começam os primeiros ensaios.

O Corredor da Baderna Cultural trouxe luz a figura de Marietta Maria Baderna, bailarina que exilou-se com o pai no Brasil, em 1849, fugindo de perseguição política. Ela fez sucesso misturando passos de dança clássica, o balé, com danças afro-brasileiras. Seu nome passou a ser sinônimo de bagunça por se chocar com os costumes da época e ganhar apoiadores que protestavam, batendo os pés no chão e interrompendo espetáculos, sempre que os moralistas tentavam boicotá-la.

Sobre a Maria Baderna

Maria Baderna fez sucesso conquistando o público do Teatro São Pedro de Alcântara. Talentosa, de espírito rebelde e contestador, arrebatava o coração dos jovens “badernistas”, que era um grupo criado por fãs em homenagem a ela.

badernaaaaaa
Segundo biógrafos, no início os cariocas usavam o termo baderna para indicar coisas muito belas. Somente depois de a dança ser considerada fator de corrupção da juventude, a palavra assume os significados atuais.

Sempre à frente de seu tempo, Baderna se interessou pelos ritmos afro-brasileiros. Em pouco tempo foi considerada a musa do lundum, da cachuca e da umbigada, danças com movimentos bastante ousados para a época de dom Pedro 2º. Era uma estrela de grande porte, rivalizando até com as divas do canto lírico.

Interessante que sempre que os moralistas tentavam boicotá-la (diminuindo seu tempo no palco, ou a colocando em segundo plano), os badernistas protestavam, batendo os pés no chão e interrompendo o espetáculo. Ao término da apresentação, saíam do teatro batendo os pés e gritando o nome da musa: Baderna.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s