Nota de informativa sobre a reunião do FPC na NOVA Faculdade

 

O seminário “Vamos conVersar: cultura (des)apropriada”, ação do Fórum Popular de Cultura de Contagem (FPC) ocorrida na última quarta-feira, 09/03/2016, teve como mote o texto de Adebal Júnior “O curioso caso da cultura em Contagem” e algumas implicações. O encontro gerou debates, dúvidas, demandas e direcionamentos acerca da atual conjuntura da cultura em Contagem e do papel do cidadão e do fórum nesse meio.

 

Diante da necessidade de (re)pensar o próprio fórum, a sua reorganização e onde ele deve atuar, foi discutido que esse tema merece uma atenção maior para a próxima reunião, que será dia 09/04/2016, sábado, às 15:00, na praça da Glória. Essa conversa passou pelo papel do fórum, pela sua importância para as atividades culturais da cidade, pela capacidade/ horizontalidade da organização e pela possível necessidade de colocá-lo dentro dos lugares institucionais.

 

No tocante à dinâmica cultural da cidade, tanto no setor público quanto na cultura independente, um dos principais pontos discutidos foi a comunicação. Deixando de encará-la como problema (até certo ponto), foi compreendida como emergente, no sentido de se tornar eficaz, como principal meio de diálogo entre instituição (Estado), artistas, produtores e civis.

 

Foram tiradas também demandas de aproximação do fórum com os conselhos representativos da área cultural e comissão de Cultura da Câmara, solicitando por ofício  que estes exponham os trabalhos realizados e futuras ações. Foi sugerido, também, que o fórum realize uma intervenção no dia 27/03/2016, dia do teatro, para dar sequência às ações e intervenções do mesmo.

Pontuando então os encaminhamentos:

  • requisição oficial de relatórios sobre os trabalhos da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores
  • intervenção no dia 27 de março, dia do teatro, em frente ao Cine Teatro, que ainda se encontra fechado
  • próxima reunião do FPC no dia 09 de abril, sábado, às 15:00, na praça da Glória

 

 

Anúncios

Sobre Tobias Teixeira

Sou licenciado em música pela Escola de Música da UEMG. Trabalho no ensino fundamental, 3° e 4° ciclos, na Rede Municipal de Educação de Betim. Além da docência, me dedico muito à composição.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s