CORREDOR DA BADERNA CULTURAL 2014

CORREDOR

Está chegando a primavera, e como no ano passado vai ter muita baderna cultural em frente às casinhas coloridas no centro de Contagem. Vai ter banho de mangueira, espaços para ocupar artisticamente com exposições, apresentações, intervenções, vídeos, oficinas, debates e muito mais. Além disso, vai ter comemoração de um ano do Bloco Maria Baderna e da sua boneca que abrirá alas para iniciar os preparativos para o Carnaval de rua do ano que vem.

EVENTO NO FACEBOOK

COMO PARTICIPAR?

Leia atentamente as orientações abaixo.

10621601_10201649450277014_460180007_o

A ocupação do Corredor é extremamente aberta e acontecerá no dia 21 de setembro a partir das 14h na Rua de pedras do conjunto arquitetônico das Casinhas Rosa, Azul e Amarela (Rua Doutor Cassiano 130, Centro de contagem). No mapinha do corredor (imagem), está descrita a estrutura que teremos para ser ocupada. Dependerá da mobilização e união de quem for participar para que ela se torne possível. Para isso os interessados deverão enviar a proposta de atividade para corredordabadernacultural@gmail.com ou levarem na reunião do dia 13 as seguintes informações:

* Nome da atividade a ser realizada * Nome do artista ou grupo/coletivo * Release da atividade (se for o caso) * Foto de divulgação em alta resolução com nome do fotografo (se for o caso).

Não haverá curadoria para escolher o que vai acontecer no corredor, à organização será feita de forma coletiva no Fórum Popular de Cultura que acontecerá dia 13 de setembro às 16h na Praça da Gloria: VEJA DETALHES E CONFIRME SUA PRESENÇA: https://www.facebook.com/events/1527680177448206/?context=create&source=49

A proposta de estrutura para a ocupação no corredor também poderá ser revista, caso alguém queira apresentar um possibilidade diferente na reunião do dia 13. Toda articulação é independente e com intuito de ser construída de forma colaborativa. PARTICIPE!

PORQUE BADERNA?

O Corredor da Baderna Cultural surgiu no ano passado, após representantes da Prefeitura de Contagem chamarem os envolvidos nas manifestações movimento cultural independente de Baderneiros. As manifestações eram por melhorias na gestão pública de cultura e pelo direito a cidade. Após o acontecimento, descobriu-se que a palavra “Baderna” deriva-se do nome da bailarina Italiana Marieta Maria Baderna e seu sentido pejorativo está ligado ao fato da bailarina ter se interessado pelas danças do povo negro em pleno Brasil escravagista. Baderna fez grande sucesso nos palcos elitizados do Brasil e incomodou muita gente por praticar uma dança considerada menor e sem valor para a sociedade conservadora. Os que se reconheciam no seu espiro revolucionário para a época, eram chamados de Baderneiros. Em setembro de 2013 o corredor reuniu pelo menos 37 atividades durante um dia, com muitas das badernas até então rejeitadas pelo poder público local. Da ocupação também surge o Bloco Maria Baderna, único a sair pelas ruas de Contagem nas datas oficinas da festa, além de arrastar uma multidão no Bairro de Santa Tereza em Belo horizonte. Mesmo sendo seu primeiro ano e da cidade de Contagem, o bloco conquistou muita gente com seu Boneco Habitável (Maria Baderna) e varias marchinhas autorais.

1979896_244225119083482_786825321_n

Veja mais sobre O corredor da Baderna Cultural: https://fpccontagem.wordpress.com/corredor-da-baderna-cultural/

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s