Fora Renata Lima – Um aviso para o governo e seus aliados.

TERÇA 22/04 às 9h CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM – VEJA MAIS AQUI

cartaz

O atual governo de Contagem é composto por uma ampla aliança politica. As atuais denuncias sobre a Fundac – Fundação de Cultura da cidade são resultantes de uma serie de erros cometidos por seus gestores. Muitas foram as tentativas do Fórum Popular de Cultura, movimento cultural da cidade, da alertar sobre os absurdos. VEJA MAIS DETALHES AQUI

Desde de 2009 esse movimento vem lutando de forma incansável pela criação de órgão gestor de cultura em Contagem (hoje a Fundac), pela criação de uma Lei que regulamentasse diretrizes para cultura na cidade (hoje Lei 4647/13 que prevê a cultura como direito social), para que a cultura começasse a ser vista como um assunto também do poder legislativo (Hoje existe uma Comissão Externa de Cultura na Câmara). Nossas conquistas não podem retroceder nas mãos de burocratas,

Enquanto esse movimento lutava, tendo seus ativistas perseguidos e marcados de não receber apoio da prefeitura. Os atuais gestores estavam atrelados ao governo, dentro de gabinetes e fazendo o joguinho eleitoral em troca de cargos.

Agora jogaram nossas secretárias e fundações nas mãos de pessoas sem nenhuma experiencia. Na cultura não realizaram concurso público e os gestores nomeados não conseguem se quer entender a dinâmica de criação cultural para aplicar e consolidar as politicas culturais.

A Lei Orgânica de Contagem garante que os gestores devem ser devidamente quilificados para o cargo que ocupam.

Na Fundac, deveriam ter qualificação em Gestão Cultural. Os cargos nomeados podem ser apenas para funções de direção, o restante do quadro deveria ser contratado através de concurso público. Todos na Fundac são nomeados e desviado de função de outros setores da prefeitura. Um verdadeiro cabide de emprego.

A Lei 4647/13 que regulamenta diretrizes para cultura, também está sendo ferida. A cultura enquanto direito social, ainda está longe de ser uma realidade em Contagem e é tratada como uma mercadoria pela atual gestão da Fundac.

Se nenhuma atitude for tomada frente aos absurdo comandados por Renata Lima e seu assessor Roberto Duarte, reestruturando a Fundação de Cultura com participação popular, o movimento cultural continuará empenhando todas as suas energias para evidenciar a falta de compromisso deste governo com a cultura e com o povo.

O Fórum Popular de Cultura é um movimento construído nas ruas desde 2009, com ativistas independentes e sem atrelamentos partidários. Não temos nada a perder. Não será nenhum trabalho desgastar este governo evidenciando quem for conivente com os absurdos. O desgaste começará pela Fundac, pelos erros de Renata Lima (presidenta da fundação) e Roberto Duarte (Assessor de Renata), Nosso compromisso ético é com a função social da arte. Acabou a paciência.

FORA RENATA LIMA

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s