27 DE MARÇO DIA DO TEATRO E DO CIRCO – ESCRACHO POÉTICO EM FRENTE O CINE TEATRO DE CONTAGEM

27 DE MARÇO DIA DO TEATRO E DO CIRCO

ESCRACHO POÉTICO

Espaço aberto para livre expressão do artista e da população.

VENHA PARTICIPAR, TRAGA SUA FORMA DE APOIO, SUA VOZ, SUA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA E SOCIAL

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR IMPRIMINDO INFORMATIVO E DISTRIBUINDO: BAIXE AQUI

EVENTO NO FACEBOOK

LOCAL: No Cine Teatro Abandonado – Praça Silviano Brandão, Centro, Contagem – MG – Ao lado da Igreja matriz de São Gonçalo, próximo a câmara municipal dos vereadores.

CINE FECHADO

No dia 27 de março, no Brasil e em todo o mundo, comemoramos o Dia Mundial do Teatro. Espetáculos teatrais, encontros e eventos celebram essa arte, ressaltando seu significado e sua importância. O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961, pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à UNESCO. Em Contagem faremos um encontro num espaço de troca artística e de livre expressão em frente CINE TEATRO MUNICIPAL. O intuito é para chamar a atenção, cada um a sua maneira, para a situação cultural, política e social da cidade, que é grave e sofre com a falta de estrutura para esse setor tão importante para sociedade. Podendo citar alguns exemplos:

O Teatro da Casa Azul, situado no conjunto arquitetônico na Praça das jabuticabas (Casas Rosa, Azul e Amarela) é na prática um auditório com iluminação improvisada, com limite pequeno de público e de altura para alguns cenários e outras necessidades técnicas, muito a quem do que merece uma cidade como Contagem e precisa ser devidamente preparado para se tornar um teatro de fato.

O Cine Teatro Municipal, que poderia cumprir a função de receber maior número de público, espetáculos com estrutura maior etc, está fechado a pelo menos três anos, e quando estava aberto não cumpria sua função social, nunca teve uma agenda de atividades permanente, que visasse a continuidade das ações, o acesso ou a formação do publico e do artista local.

Centros Culturais estão abandonados, espaços culturais que fazem parte do patrimônio histórico de Contagem estão em ruínas, artistas de rua marginalizados, não existem políticas para receber circos na cidade e nem para os circenses que vivem na cidade.

As políticas culturais da fundação de Cultura e da prefeitura estão longe da realidade e das proporções de uma cidade com Contagem ou de ser uma prioridade como prometia o atual prefeito em suas campanhas eleitorais “CULTURA É MAIS DO QUE PRIORIDADE” Só que não.

CONVIDAMOS TODA POPULAÇÃO PARA UMA NOITE DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICA EM FRENTE AO CINE TEATRO MUNICIPAL. Teremos projeções na sacada do teatro, performances, intervenções artistas e um ESCRACHO POÉTICO espaço aberto para livre expressão do artista e da população.

VENHA PARTICIPAR, TRAGA SUA FORMA DE APOIO, SUA VOZ, SUA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA E SOCIAL.

EVENTO NO FACEBOOK

É HORA DE PERDER A PACIÊNCIA

– Reabertura do Cine Teatro Municipal e de todos os equipamentos culturais da cidade, assim como adequação técnica dos espaços.

 – Retorno do Cinema no Cine Teatro Municipal, com filmes e mostras de artistas locais, além de outras produções e atividades. 

– Editais e projetos de ocupação dos espaços como apoio do poder público.

– Programação continuada com atividade de formação de artistas e do publico.

– Mais recursos para o Fundo Municipal de Incentivo a Cultura e para manutenção de atividades culturais na cidade. Faixas de valores coerentes com os custos de uma produção artística e cultural.

– Mais espaços descentralizados nos bairros periféricos, vilas e favelas da cidade.

– Concursos públicos para contratação de funcionários capacitados nos órgãos de gestão cultural.

– Desburocratização para utilização de pontos de luz em praças e parques da cidade.

– Políticas para receber circos na cidade.

– Valorização e respeito com artista local.

Contagem, 27 de Março de 2014 

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Imagem | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s