NOTA DE SAÍDA DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAC

Ontem dia 27 de setembro de 13, saiu publicada a ata de reunião do Conselho Curador da Fundação Cultural de Contagem, em que eu, Daniela Graciere publicito minha decisão de saída deste conselho.

Em respeito às pessoas que participaram e participam das discussões do Fórum Popular de Cultura de Contagem, eu assinava como representante deste fórum na função de presidenta do Conselho Curador da Fundação Cultural de Contagem, levando suas pesquisas, colocações e posturas éticas construídas desde 2009 por meio de assembleias, seminários, debates e ações culturais desenvolvidas na cidade de Contagem, venho publicitar que deixei a função de Presidente deste Conselho.

Expus minha decisão de desligar do mesmo, no dia 09 de setembro em reunião mensal, entregando um oficio no dia 16. Neste, esclareço melhor o motivo de minha saída, dessa forma:

 “Enquanto presidente do Conselho Curador da FUNDAC, acredito que minha atuação no Conselho não está sendo realmente validada, de acordo com as atribuições que se encontram no decreto 1937*.

Por não conseguir estreitar os laços e fazer do conselho real parceiro da FUNDAC, autarquia tão esperada pelos cidadãos de Contagem, venho oficializar minha solicitação de desligamento, deste conselho.

No entanto, agradeço ao Sr. Prefeito que depositou em mim a confiança, indicando-me a este conselho , que deve ser respeitado fielmente naquilo que lhe compete. Que haja sucesso na administração desta Fundação, da qual, deve cumprir suas finalidades e competências para se tornar uma autarquia de destacada atuação nas políticas públicas culturais.”

Esta função deverá ser ocupada por uma indicação do prefeito, como consta no estatuto*, e espero que seja respeitado o artigo 10 deste, onde consta que os integrantes do conselho curador deva possuir “notório saber dentre as áreas relacionadas à cultura ou destacada atuação em atividades afins com as finalidades da Fundação”*. Outros conselheiros também serão substituídos, devido à dificuldade de presença nas reuniões, portanto, por ser uma função de “caráter relevante para o município”*, é importante que este tome conhecimento.

Assim, deixo claro que continuo disposta para o diálogo e debate em busca de melhorias para a Cidade, mas não posso disponibilizar meu tempo de estudo, de atuação dentro do FPC e também da minha arte, a um conselho que infelizmente, hoje só está ali para constar. Espero realmente que isso modifique e, como disse no oficio, que a Fundação tenha sucesso e que tenha atuação destacada em prol da sociedade.

Contagem, 28 de setembro de 2013.

*http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/legislacao/dec019372012.pdf

Ps.: Se houver maior interesse, esses são o links do Diário Oficial com as atas das reuniões do Conselho.

  • Atas: 1, 2 e 3

Edição 3182 sexta-feira, 19 de julho de 2013. Pág. 8. Com 88 páginas

http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/3182doc-e.pdf

  • Ata: 4

Edição 3221 sexta-feira, 13 de setembro de 2013. Pág. 9. Com 18 páginas

http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/3221doc-e.pdf

  • Ata: 5 e 6

Edição 3231 sexta-feira, 27 de setembro de 2013. Pág.7. Com 13 páginas

http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/3231doc-e.pdf

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s