MANISFESTO ESCANCARADO

MANISFESTO ESCANCARADO
Por uma plataforma de pesquisa, experimentação e criação teatral indpendente em Contagem

Marcelo Dias Costa e Jessé Duarte

A cidade de Contagem necessita em sua realidade, de espaços de formação artística e de acesso à produção local.

Hoje, os interessados em experimentar e presenciar novas linguagens, enfrentam a penosa condição de “retirante cultural”, onde a possibilidade de experimentação somente se atém aos perímetros que limitam à capital.

Esse quadro, se dá, por um abandono histórico em relação cenário cultural contagense.

A falta de possibilidade para estabelecer uma cultura local, gera um choque de identidade, haja vista, que ao longo da história, o poder público não contribuiu para construção de uma consciência de pertencimento à cidade.

Ainda assim, muitos artistas tentam estabelecer seus trabalhos e criar uma identidade controversa à lógica dos modelos de arte que impostas pelos grandes eventos pontuais, colocam os próprios artistas quase sempre como espectadores dos produtos importados.

Sem a garantia de continuidade, os eventos não geram uma vivência de contribuição verdadeira, e acabam refletindo a realidade industrial da cidade, em que o trabalhador, sendo artista ou operário, é levado a alienar suas capacidades criativas.

Fora da fábrica, a vida é uma extensão da linha de produção, no que se faz necessário um espaço de arte que rompa com a visão mercadológica de mundo, que proporcione o encontro entre a arte e o público, e que este encontro seja verdadeiro e aberto, em que o alimento de investigação para criação evidencie a realidade contraditória de Contagem.

O Escancarado se estabelece como plataforma de experiência e formação teatral, artística e cidadã, trazida pela aproximação e imersão ao mundo transformador do teatro.

O Escancarado não se posiciona enquanto grupo ou companhia, mas como um encontro aberto à todos os interessados pelo estudo e prática de um teatro conceitual e político.

E para isso, propõe enquanto experimento, fundamentar-se através do fortalecimento das relações e da difusão de conhecimento da arte. Desde a concepção da ideia contemplativa trazida pela construção do texto dramático, passando pelos processos de produção, à concepção da materialização do pensamento em obra – compreendendo o teatro nas esferas técnica e humana.

O Escancarado não se posiciona enquanto uma escola de teatro empenhada na formação de alunos (seres sem luz), mas como um experimento de formação, em que artistas serão orientados, estimulados e capacitados a desenvolverem suas potencialidades para além de atores ou técnicos.

Escancarado é a necessidade do compromisso com a função social da arte.

O Escancarado segue como orientação, trazer ao artista e mobilizador social de sua formação, à concepção da arte inspiradora, avessa a individualismos e a detenção de conhecimento, no que somente assim será capaz de proporcionar verdadeira mudança à consciência social.

Contagem, Agosto de 2013

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s