PROTESTOS CONTRA O ABOBRINHA

aborinha nao 4

Dia 27 de julho (sábado) ante da apresentações da peça As Sereias da Zona Sul.

LOCAL: Teatro da Casa Azul – Rua Doutor Cassiano, 130 – Centro de Contagem – MG (em frente a escadaria da Igreja Matriz de São José).

HORÁRIO:
As 20h, encontrar na Praça atras do teatro (Praça das jabuticabas) Para confeccionar Cartazes.

FACEBOOK: http://www.facebook.com/fpc.contagem

NÃO PRECISA SER ARTISTA PARA PARTICIPAR, QUALQUER PESSOA PODE APOIAR E EXPRESSAR SEU APOIO NO ATO.

O QUE MOTIVA OS PROTESTOS

Os protestos estão sendo realizados desde o inicio do festival, são realizados por ser este festival, (no seguimento teatral) a expressão maior do descaso do poder publico de Contagem com os artistas locais. O Festival acontece uma vez por ano, ocupando os espaços públicos da cidade com peças de fora (em sua maioria ou na totalidade em alguns casos). Além disso, desenvolve uma lógica de criar um publico consumidor de uma cultura hegemônica e que muitas vezes reitera e naturaliza problemas sociais e preconceitos como, machismo, homofobia, xenofobia, transfobia, racismo e etc. O festival é realizado sem edital publico, tem envolvidos da própria fundação em sua produção, não há clareza sobre os critérios de seleção dos espetáculos e não estabelece um dialogo com o artista local, ou este diálogo se da de cima para baixo. Não há canais para participação do artista na construção e preparação do festival, não há caráter de formação. Os protestos são contra o festival e também poderão acontecer em grandes eventos realizados pela prefeitura, por serem a expressão do descaso com o artista local e da valorização da cultura de eventos.

COMO O PROTESTO FUNCIONA

É um ato silencioso, nos encontramos uma hora antes para confeccionar cartazes com frases que reflitam nossa critica ao festival. Pouco antes do publico entrar, paramos na entrada do teatro segurando os cartazes em silêncio, para representar a falta de espaços para o artista local se expressar, mantemos um pose séria, sem sorrisos para mostrar que não temos motivos para rir como diz a descrição oficial do festival. O ato dura até que o publico entre no teatro.

– Você pode ver fotos dos protestos já realizados neste link:https://www.facebook.com/fpc.contagem/media_set?set=a.489478921138683.1073741825.100002297379887&type=1

O QUE QUEREMOS?

O fim da lógica de eventos imposta pela prefeitura, abertura de editais de apoio ao artista local e para selecionar espetáculos em festivais criados e feitos junto a prefeitura. Queremos um festival de teatro como critérios claros para seleção de espetáculos, com oficinas, debates, cursos e intercambio entre artista local, o de fora e publico. Construído com a participação de todos, antes e depois de sua execução. Queremos que a arte seja descentralizada. Espaço para o teatro de rua dentro dos festivais, queremos um festival de teatro que não tenha a relação entre artista e publico mediada pela lógica do consumo. Essa é apenas uma parte da luta dos artistas de Contagem por politicas culturais para a cidade.

SOBRE A TERCEIRA EDIÇAO DO ABOBRINHA

Tido como maior Festival de Teatro de Contagem. O Abobrinhas conta com diversas apresentações e esse ano intuito de que o publico ria muito, afinal o riso não tem limite!!!!!

Programação Oficial do Festival Abobrinhas 2013

18 a 21 julho Carlos Nunes:Buffet Escasso
26 a 28 julho As sereias da Zona Sul
02 a 04 agosto Tudo o que você queria saber sobre sexo está na hora de perguntar
09 a 11 agosto Como enlouquecer sua alma gêmea
16 a 18 agosto Redondamente Engraçado
22 a 25 agosto A sogra que pedi a deus
30 ago a 01 setembro A virgem de 40

06 a 08 setembro Ai meu Deus sonhei com a empregada e acordei com o genro
13 a 15 setembro Perigo, Mineiros em Férias
20 a 22 setembro Thiago Comédia:Absurdo
26 a 29 setembro Carlos Nunes : Comi uma galinha e tô pagando o pato
04 a 06 outubro O que eles pensam daquilo
11 a 13 outubro Proibido para maiores
17 a 20 outubro Como se livrar de um defunto
25 a 27 outubro Se os homens são todos iguais porque as mulheres escolhem tanto
01 a 03 novembro As barbeiras
08 a 10 novembro 7 lições para se conquistar um homem ( quase ) perfeito.
15 a 17 novembro Ótimas intenções \ Somente para mulheres

 

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s