CONFERÊNCIA POPULAR DE CULTURA – AULÃO PUBLICO

1080314_525758084161683_853593832_n

Praça Da Gloria – Av. Olímpio Garcia, Eldorado, Contagem, MG – 30/07 às 19h

EVENTO NO FACEBOOK:  https://www.facebook.com/events/182632398576475/?fref=ts

Conferência pra que, pra quem, onde, como, por que? 

O Fórum Popular de Cultura (FPC) realizará no dia 30 de julho (terça), das 19h as 22h a 1° Conferencia Popular de Cultura de Contagem. O objetivo, é realizar um aulão publico para informar, tirar duvidas, debater a posição do movimento frente à política implementada pela Fundac (Fundação Cultural do Município de Contagem) para construção da 2° conferencia municipal de cultura.

O FPC entende que a 2° Conferência Municipal de Cultura vem sendo construída de forma antidemocrática e de cima para baixo pela prefeitura e a Fundac sem estabelecer um dialogo claro com movimento cultural e com a população em geral. A expressão maior disso se da pelo próprio formato das pré-conferências (regionais) e Conferência Municipal. Nas regionais, todas acontecerão no mesmo dia e horário (02/08 – 18h às 21h), já para a Municipal, esta programada uma cerimônia de abertura na câmara dos vereadores (09/08 as 18h) e sua realização de fato, no dia (10/08 – 08h as 13h).

A prática de realizar as pré-conferências no mesmo dia e horário, limita a participação dos movimentos sociais, políticos e culturais da cidade. Expressa uma tentativa de desmobilizar o debate político em curso e não garante um bom acompanhamento do poder publico em suas realizações. A conferência municipal se realizará em um espaço/tempo de apenas 5h (Cinco Horas) numa cidade com tantas demandas acumuladas, onde não acontece uma conferência de cultura a pelo menos 7 anos. É nitidamente impossível realizar qualquer debate num espaço tão limitado que não garante uma boa apresentação dos temas propostos pela própria Fundac, muito menos para estudos, discussão em grupos, demandas setoriais (Patrimônio publico, teatro, dança, artes visuais, circo, musica, cinema e etc.) apresentação das propostas levantadas nas regionais, votação, discussão e eleição de delgados para conferência estadual e outras necessidades que podem aparecer. O que transparece, é que a Fundac se preocupa mais em cumprir uma agenda de compromissos políticos, do que proporcionar verdadeiros espaços de debate entre artistas, população em geral e o poder publico. O próprio formato da conferencia contradiz a proposta divulgada Fundac (ver abaixo). Devido essa limitação ficará prejudicado é arriscada a aprovação de politicas e demandas que contraponham a verdadeira realidade do município, que precisa ser seriamente discutida e refletida.

É neste sentido que o Fórum popular de Cultura entende que se faz urgente uma organização e o debate sobre o caráter e participação nessas conferências. O aulão publico que será realizado na Praça da Glória abrirá um debate sobre como intervir frente essa realidade.

Orientamos a todos para que se inscrevam nas conferencias regionais (inscrições vão até dia 31/07) e venham para a conferencia popular do FPC se organizar e debater sobre como atuar nestes espaços, ou não. No entanto, é bom garantir as inscrições, uma vez que estes espaços serão ocupados por alguém com interesses distintos, desmobilizando e desarticulando a luta por pautas mais avançadas frente a realidade cultural de Contagem.

PARTICIPE!!! AJUDE A DIVULGAR!!!

Segue texto de divulgação da Fundac com maiores informações:

…………

FUNDAC REALIZA SEGUNDA CONFERÊNCIA DE CULTURA

Inscrições para as pré-conferências estão abertas até 31 de julho nas regionais

A Fundação Cultural de Contagem (Fundac) promove, em agosto, a 2ª Conferência Municipal de Cultura. A abertura será sexta-feira (9/8), às 18h, na Câmara Municipal, e a conferência dia (10/8), das 8h às 13h, na Funec – Unidade Centec.

Com o tema: “Uma política de estado para a cultura”, a conferência estará alinhada com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura e com os temas da 3ª Conferência Nacional de Cultura. O objetivo é promover a implementação do Sistema Municipal de Cultura; a produção simbólica e a diversidade cultural; a cidadania e direitos culturais e a cultura e o desenvolvimento.

As inscrições para as pré-conferências estão abertas até o dia 31 de julho, nas administrações regionais. Elas acontecem no dia (2/8), das 18h às 21h, nas escolas municipais Sócrates Mariani Bittencourt (Eldorado); Heitor Villa Lobos (Industrial/Riacho); Glória Marques Diniz (Nacional/Ressaca); Ana Guedes Vieira (Vargem das Flores) e Ely Horta Costa (Central Park).

Durante os debates serão eleitos os delegados. Esses encontros que antecedem a 2ª Conferência Municipal de Cultura compreendem importantes espaços para o debate, levantamento de demandas e propostas por parte dos usuários da cultura, dos agentes e produtores, de empreendedores e empresários, dos trabalhadores do setor cultural em geral e de todos que queiram contribuir para o fortalecimento da política cultural de Contagem.

Mais informações na Fundac: (31) 3352-5357.

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s