FUNDAÇÃO DE CULTURA DE CONTAGEM E OS ARTISTAS E A CIDADE

 

Nota do Fórum Popular de Cultura sobre a criação da Fundação de cultura no município de Contagem.

Na terça-feira, dia 05/06/2012, em Contagem no quintal do Centro Cultural, ocorreu o Lançamento das obras da praça das jabuticabas, que se localizará entre as ruas Dr. Cassiano e Profª. Neuza Rocha.

A prefeita de Contagem em seu discurso fala da importância da praça, do seu valor simbólico, entre outros. Realmente a jabuticaba para o Centro de Contagem tem muito valor e a praça será um ótimo lugar de encontro para todos, felizmente não virou estacionamento, nem foi alvo da forte especulação imobiliária da região. A mesma atenção não foi dispensada para importantes espaços como a Casa de Cacos, Estação Bernardo Monteiro, Fazenda Vista Alegre, Parque Fernão Dias, Casa Azul, Cine teatro, entre outros. O poder público ainda não pensou na ocupação e preservação destes locais que são patrimônios tombados da cidade.

Em seu discurso a prefeita Marília Campos diz: “Eu não quero sair da prefeitura sem antes criar um equipamento que vai cuidar da cultura do nosso município. Então, nessa oportunidade que eu acho muito propícia, que eu quero entregar para o presidente da câmara o projeto de Criação da Autarquia de Cultura do nosso Município, da nossa Fundação de Cultura e espero que seja aprovado esse projeto na Câmara, onde a gente consiga garantir mais uma política publica no nosso município, que é cultura para todos aqui em Contagem, eu sei que é uma questão que ele tem se dedicado muito, mobilizado pessoas, discutido essa questão. Irineu vai deixar uma mensagem com você, a mensagem que CRIA a fundação de Cultura no nosso município (…) certamente o Irineu vai promover vários encontros pra discutir essa questão, mas eu queria entregar esse projeto, que eu acho que vai ter uma importância muito grande no nosso município e certamente será fonte de inspiração de muitos artistas”.

Para esclarecer, desde o primeiro mandato da prefeita (2005/2008), artistas e sociedade civil discutem com a prefeitura e o legislativo sobre a criação de um órgão independente, responsável pela gestão do setor cultural no município.  Através do DECRETO nº 215, de 07 de outubro de 2005, foi convocada a 1°
Conferência Municipal de Cultura de Contagem, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2005, por meio das demandas levantadas nesta conferencia, surgiram diversas promessas, e nenhuma foi levada adiante pela prefeitura. Com estas propostas paralisadas, os movimentos organizados de Contagem fundaram o Fórum Popular de Cultura (FPC Contagem), que desde 2009 se empenha para que as promessas de democratização das políticas culturais de Contagem realmente saiam do papel.

Marília Campos diz ser este o momento propício para se criar uma Fundação Municipal de Cultura, ou seja, a exatos seis meses de encerrar um mandato de oito anos à frente da prefeitura de Contagem, na verdade este é o momento propício de fazer algo para calar o movimento cultural, para que ela possa trabalhar com mais tranqüilidade na campanha do seu sucessor.

“Certamente será fonte de inspiração de muitos artistas”. Não, não será! Será uma das formas de manutenção desse artista, pois inspiração eles já possuem, só não são valorizados e incentivados nessa cidade.

No site da Câmara Municipal de Contagem está escrito: “O movimento pela desvinculação da gestão cultural da Secretaria de Educação e Cultura teve seu ponto alto no final de abril deste ano, quando o presidente da Câmara recebeu, em seu gabinete, uma comissão formada por representantes de movimentos culturais, incluindo o Fórum Popular de Cultura e a ONG Bangalô Cultural, que pediram apoio do Legislativo pela criação do órgão. Por isso, a notícia foi muito comemorada por artistas, produtores e gestores culturais presentes no evento. Alguns deles, inclusive, foram às lágrimas e externaram que a criação de um órgão gestor para a Cultura era esperado há muitos anos por esse seguimento”.

O FPC Contagem não comemora, e sim reconhece que uma das pautas defendidas pelo movimento foi parcialmente atendida, mas ainda falta muito para se comemorar.

Quanto à reunião do FPC Contagem com o presidente da Câmara Irineu Inácio, em momento algum foi reivindicado a criação da fundação de cultura e sim de um órgão responsável pela gestão da política pública de cultura no município. O modelo ideal é aquele que dialoga diretamente com a realidade da cidade, que seja fruto de um amplo debate entre a sociedade e os artistas da cidade, e não a partir de uma determinação da prefeitura.

Uma cidade com o potencial de Contagem deve adotar conceitos inovadores de política cultural. Promover a integração com outros setores da estrutura governamental, que assim dialogue com as demais secretarias e conselhos, para discutir uma melhor ocupação do espaço público, que defenda a dimensão econômica da cultura, para democratizar a gestão, o acesso aos recursos, valorizar o patrimônio cultural e a intervenção urbana, democratizar a acesso aos bens culturais, contribuir na formação de público crítico e consumidor da cultura produzida na cidade. Deve-se criar o Conselho Municipal de Cultura, realizar a Segunda Conferência Municipal de Cultura, pois estes são os mecanismos que irão colocar Contagem em rede com todo o Brasil e assim deixar de ser apenas uma província cultural da capital, conhecida como a cidade que há vários anos promove o êxodo de artistas e produtores para as outras cidades, devido à falta de incentivo.

Anúncios

Sobre fpccontagem

O Fórum Popular de Cultura é um espaço aberto para discussão e organização dos artistas de Contagem. Seu objetivo maior é a luta por políticas publicas de cultura e melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural para o cenário cultural da cidade. O Fórum além de criar espaços para o debate como o seminário – Contagem Cultura em Debate, esta aberto a todo tipo de participação popular que queira se juntar a essa luta. INTERAJA CONOSCO
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s